top of page

A Belle Époque

O período conhecido como Belle Époque (1870-1914) corresponde mais ou menos ao divertido e sensual movimento art noveau. Neste período também nasce o Impressionismo - cujo nome é derivado da obra "Impressão: nascer do sol" de 1872, do pintor Claude Monet -, um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX e que rompe com as regras da pintura vigentes até então. Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia.

Durante o reinado de Eduardo VII, a sociedade viveu a transição dos rígidos valores vitorianos para uma era de afrouxamento da moralidade. Foi um longo período de paz na Europa, de crescimento econômico e de avanço científico.

Pierre-Auguste_Renoir_-_Le_Déjeuner_des_canotiers.jpg

O quadro do impressionista Pierre-Auguste Renoir (1881) retrata um encontro

social típico da Belle Époque

Na art noveau, os desenhos tinham como base os caules em vez das pétalas das flores. A moda imitava a arte, e a Belle Époque se caracterizou pelo alongamento da silhueta. Os vestidos foram ajustados acompanhando as curvas sinuosas do corpo, desde as costelas até o quadril, o que exigia roupas íntimas diferentes. Surgiram mangas de formatos diferentes, desde a manga presunto até o estilo lenço dos vestidos de chá; algumas eram mais fluídas e faziam par com longas luvas brancas. Os decotes eram quase sempre altos, indo até o queixo nos vestidos diurnos, o que alongava mais o corpo, apesar de as cinturas estarem no lugar ou levemente acima da costela, e o caimento era reto nos quadris. Chapéus largos enfeitados com penas, plumas e flores acompanhavam coques bufantes e, por volta de 1910, a touca e o turbante começaram a ser usados.

5420364458_e12a299720_b.jpg

A comediante francesa Blanche Toutain usa chapéu enfeitado com fitas de veludo e uma rosa de seda na capa do Le Théâtre (1906).

A busca da cintura superapertada, alcançável pelo espartilho vitoriano suscitou preocupações sobre a saúde das mulheres. Enquanto o auge do período vitoriano foi definido pela crinolina e pela cintura fina, a Belle Époque foi associada ao novo corpete em formato "S" de frente achatada ou estilo bico-de-cisne. O espartilho começava abaixo do busto, formando assim um busto grande, ou peito de pombo. No entanto, em vez de melhorar os problemas das mulheres, esse espartilho acentuou ao deformar o sistema musculoesquelético com o deslocamento dos quadris para trás. A popularidade da peça em "S" foi relativamente curta.

Para os homens, sobrecasaca, terno e cartola, as calças eram curtas e estreitas com vincos na frente, já que a máquina de prensar calças acabara se ser inventada. Colarinhos eram engomados e altos e usavam barbas e bigodes pontudos e generosos.

a246ac215552d91bb425c020b2ce1fd8.jpg

A atriz e cantora Anna Held, em 1902, usando um espartilho com a total projeção

do busto e do quadril.

Por volta de 1908 a moda mudou de direção: inspirando-se na linha império, as saias mais retas e justas se tornaram mais populares. A ênfase em quadris e pernas mais esguias levou à criação de espartilhos mais compridos. Estilistas como , Jacques Doucet, Lady Duff-Gordon e Paul Poiret criaram roupas com menos espartilhos e saias drapejadas com fendas. A chegada da Primeira Guerra Mundial é um grande choque em todos os aspectos da sociedade, trazendo Coco Chanel como referência máxima para a praticidade necessária, nos introduzindo de fato no século XX.

65.239.13_front_CP4.jpg

Vestido de noite feito de seda e pérolas da Maison Doucet (1910) mostra a mudança de estilo

e a queda do espartilho em "S".

DP142109.jpg

Acessório para a cabeça feito em metal, de Paul Poiret (1910), evidenciando as

formas da natureza, tipicamente art noveau.

***

Filmes com Temática Belle Époque

Titanic (1997)

Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.

Espelho, Espelho Meu (2012)

Após a morte do rei (Sean Bean), sua esposa (Julia Roberts) assume o comando do reino. Extremamente vaidosa, ela passa a cobrar cada vez mais impostos para sustentar uma vida de opulência. Ao mesmo tempo mantém presa em seu quarto a enteada, Branca de Neve (Lily Collins). Ao completar 18 anos, Branca de Neve resolve sair do castelo e conhecer a realidade do reino. Horrorizada com a situação de fome e miséria do povo, ela retorna decidida a derrubar a rainha.

Os Miseráveis (2012)

Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).

Anna Kerenina (2012)

Século XIX. Anna Karenina (Keira Knightley) é casada com Alexei Karenin (Jude Law), um rico funcionário do governo. Ao viajar para consolar a cunhada, que vive uma crise no casamento devido à infidelidade do marido, ela conhece o conde Vronsky (Aaron Johnson), que passa a cortejá-la. Apesar da atração que sente, Anna o repele e decide voltar para sua cidade. Entretanto, Vronsky a encontra na estação do trem, onde confessa seu amor. Anna resolve se separar de Karenin, só que o marido se recusa a lhe conceder o divórcio e ainda a impede de ver o filho deles.

***

A Belle Époque no Cenário Atual

Vogue China Janeiro 2013 Fotógrafo: Karl Lagerfeld

Modelo: Zhou Xun

Vogue-China-January-201-3.jpg

Vogue-China-January-20136.jpg
Vogue-China-January-2013-9.jpg
Vogue-China-January-2013--7.jpg

tumblr_nfjtywgmKZ1u2ytiuo6_1280.jpg


Posts Anteriores

bottom of page